As virtudes Humanas_ Coragem


Coragem

Trata-se de uma habilidade ímpar para enfrentar, com serenidade e domínio do medo, os perigos que se apresentam do decurso da vida. Ela proporciona ao indivíduo a aptidão de avaliar uma gama de possibilidades para vencer as adversidades. A coragem inspira o indivíduo a agir com perseverança e determinação em face de todas as si-tuações e circunstâncias.

É a habilidade de confrontar o medo, a dor, o perigo, a incerteza ou intimidação. Pode ser dividida em física e moral. O homem sem temeridade motiva-se a ir mais além. Enfrenta os desafios com confiança e não se preocupa com o pior. O medo pode ser constante, mas o impulso o leva adiante. Coragem é a confiança que o homem tem em momentos de temor ou situações difíceis, é o que faz viver lutando e enfrentando os problemas e as barreiras que colocam medo, é a força positiva para combater momentos tenebrosos da vida. Platão, correlaciona coragem, razão e dor.

A Coragem é o uso da razão a despeito do prazer. Coragem é ser coerente com seus principios a despeito do prazer e da dor. Os animais ( mesmo os irracionais ) demonstram coragem principalmente devido aos seus instintos primitivos e pela necessidade de sobrevivência. Por exemplo, um inseto que sai de seu ninho sabe que pode morrer, mas a necessidade de sobrevivência fala mais alto nele, e aí "surge" a coragem. Um ser humano, por exemplo, pode "criar" coragem e ir a um bairro ou cidade que seja muito perigoso, só pela necessidade de sobrevivência ou para realizar algum sonho, vontade ou desejo. Por exemplo, alguem vai a um estádio de futebol onde a maioria da torcida não torce para o seu time. nesse caso "surge" a coragem para realizar uma vontade.
Quando alguém vai a um bairro ou cidade muito perigoso porque namora alguém que more lá. nesse caso o desejo faz "brotar" coragem em alguém que não teria. Muitos que trabalham pilotando motos ( moto-boys, por exemplo ) nunca teriam coragem para isso, mas a necessidade de sobrevivência "fala" mais alto.
Os seres humanos, ( diferentemente dos animais irracionais ) tem uma psique muito influente em suas atitudes, portanto seus medos e coragem variam muito de uns para os outros, dependendo do ambiente na qual vivem ( e no qual viveram quando mais jovens ), da educação que receberam, de suas crenças, de com quem eles convivem socialmente.

Um comentário

Anônimo disse...

só não vale copiar da wikipedia!

Contato Instagram

Instagram

contato no twitter