Símbolo do Espírito Santo_Penhor


“Mas aquele que nos confirma convosco em Cristo, e nos ungiu, é Deus, o qual também nos selou e nos deu o penhor do Espírito em nossos corações” ( 2 Coríntios 1:21,22).

Procuremos entender a maravilhosa benção do Espírito Santo, descobrindo o significado completo da garantia.
O que quer dizer a palavra “penhor”?

Primeiro, pensemos na situação mais comum de garantia.
Por exemplo, o fiador torna-se responsável pelo pagamento da dívida de alguém que ele garante. A responsabilidade de um fiador é um negócio muito sério.
Nós podemos ter total convicção sobre nossa salvação; mesmo assim satanás continua atirando setas de apreensão e dúvida em nosso coração. Ele nos ilude com inúmeras mentiras sutis como:
“Será que você pensa que o céu realmente existe? Esqueça essa grande tolice!” ou, então: “Ter fé é ter uma religião: não faz diferença, você pode professar qualquer uma! Todas as religiões são boas... levam a Deus!”.

Neste caso, não fosse pelo Espírito Santo que é garantia da validade do evangelho de Jesus, nossos espíritos enfraqueceriam; no final falharíamos, sem fé. Mas quando temos a plenitude do Espírito _ ele garante e assegurar a veracidade da Palavra a cada momento_ todas as setas de Satanás enfim são quebradas. O Espírito Santo age, a partir deste momento, como nosso fiador, ajudando-nos a crer sem uma só dúvida, de que Deus é real e que Jesus é nosso Salvador. Aleluia

Segundo, quando adquirimos algo à prestação, ou quando assinamos um contrato de compra de casa ou terreno, nós damos o pagamento da entrada como garantia. Se o contrato for cumprido nos termos combinados, sei com certeza que a propriedade será minha.
Do mesmo modo, o céu é justo. Salvos pela fé, recebemos o Espírito Santo como garantia. Enquanto estamos nesta terra, devemos viver em obediência e fiéis a palavra de Deus; caso contrário, o contrato será anulado. Devemos ter cuidado para não perder nossa preciosa libertação, ofendendo a Deus, ou caindo em pecado. Se andarmos pela fé, sendo sóbrios e vigilantes, o Espírito Santo, faz-nos transbordar com alegria e esperança. Seu contínuo encorajamento de que o céu é nosso, é a garantia da herança que um dia tomaremos posse.

Terceiro, a garantia tem um simbolismo interessante no tradicional processo de compra no Oriente Médio. Quando alguém vai negociar um lote de terra, o comprador volta pra casa com um saco grande, cheio da terra da área que negociou. Coloca este saco em algum canto de sua casa. Quando olha para aquela terra, cheira ou toca nela, tem certeza que comprou aquele lote. O saco de terra é sua garantia.

Qual é o paralelo espiritual? O Espírito Santo é nossa garantia no céu. Nós ainda não chegamos lá para tomar posse e gozar suas regalias; mas recebemos prova de que ele existe em realidade, quando sentimos a plenitude do Espírito Santo. Como é o céu?
Enquanto continuarmos no caminho desta vida, não vivemos um mera imaginação do céu. Agora e aqui mesmo possuimos parte do céu em nosso coração. Deus nos permite gozar um adiantamento, como prova da alegria, paz e descanso eterno do céu, enviando o Espírito Santo às nossas vidas. Ele nos conforta e atende. Que maravilha de amor!
Recebendo esta amostra do céu, de forma mais ardente suspiramos por ele, e assim nos dedicamos com mais fervor à vida de fé para que sejamos dignos e cheguemos lá.

Texto retirado do livro Espírito Santo, meu companheiro_ David Yonggi Cho

Nenhum comentário

Contato Instagram

Instagram

contato no twitter