Herdeiros de Abel


Nesses tempos de espanto
e medo em que vivemos
(em nós mesmos exilados),

Herdeiros de Abel, contaminados
espalham ao mundo
o que era erradicado:

AMOR e PAZ

Transmissíveis ao leve contato,

de olho em olho,

de boca em boca,

de mão em mão.

_Vírus no ar
de manhãs....

( Neusa Peres )


Por que é comemorado no dia 10 de junho o Dia da Língua Portuguesa?

Quantas pessoas no mundo falam a Língua Portuguesa?

Ficou curioso?



História da Língua Portuguesa

A Língua Portuguesa está espalhada por alguns continentes, como Europa, América Latina, África e Ásia. Isso se deve à política expansionista de Portugal, nos séculos XV e XVI, levando para as colônias essa língua tão rica, que se misturou a hábitos e crenças diversas e acabou sendo enriquecida com novas variedades regionais.
Sua origem está no latim, que os romanos introduziram na Lusitânia, região norte da Península Ibérica, a partir de 218 a.C..
Após a invasão romana da Península Ibérica, todos aqueles povos, com exceção dos bascos, passaram a conviver com o latim, o que deu início ao processo de formação do português, espanhol e galego.
Esse movimento de homogeneização cultural, lingüística e política foi denominado de romanização. Até o século IX, a língua falada era o romance, uma espécie de estágio intermediário entre o latim vulgar e as modernas línguas latinas, como português, espanhol e frânces. Essa fase é considerada como pré-história da língua.


Do século IX ao XII, encontram-se registros de alguns termos portugueses em escritos, mas o português manifestava-se então basicamente como uma língua falada. Dos séculos XII a XVI desenvolveu-se o português arcaico, e do século XVI até hoje, o português moderno.
O fim do período arcaico foi marcado pela publicação do Cancioneiro Geral de Garcia de Resende, em 1516. Já o português de Os Lusíadas, de Luís de Camões, em 1572, marca o ínicio da fase moderna, pois tanto na estrutura da frase quanto na morfologia, ou seja, no aspecto formal das palavras, sua linguagem se mostra mais próxima do atual.
No Brasil
A Língua Portuguesa aportou em nosso país junto com os portugueses através do descobrimento de nossas terras.
Os indígenas resistiram à imposição da língua dos colonizadores, mas como isso não poderia ser evitado, foram promovidos contactos entre a língua portuguesa de Portugal e as diversas línguas índigenas, sobretudo com o Tupi, em sua variedade conhecida como Língua Geral da Costa. Esses contactos deram início às alterações do Português no Brasil, afetando apenas o léxico. Novos contactos ocorreram com a chegada dos milhões de africanos. Posteriormente, novos contactos ocorreram com o espanhol e o francês, por causa das invasões, e as línguas européias de imigração, como o italiano, o alemão, o japonês, e outras línguas trazidas pelos imigrantes.



Curiosidades


.O dia 10 de junho foi escolhido para representar a data do Dia da Língua Portuguesa, porque marca o aniversário da morte de Luiz Vaz de Camões, um dos maiores poetas portugueses. Ele faleceu no dia 10 de junho de 1580.Camões conviveu com grande parte das aventuras marítimas dos portugueses, conhecendo e poetando também sobre as aventuras de seus antepassados. Esse dia também foi escolhido para ser o Dia de Portugal.

.Cerca de 250 milhões de pessoas no mundo falam a Língua Portuguesa atualmente. No Brasil, estão 80% desses falantes.

.O português é a língua oficial em: Portugal, Ilha da Madeira, Arquipélago dos Açores, Brasil, Moçambique, Angola, Guiné-Bissau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.

.A Língua Portuguesa é a quinta língua mais falada do planeta e a terceira mais falada entre as línguas ocidentais, atrás do inglês e do castelhano.

.Por toda a importância dada a Língua Portuguesa, seu ensino agora é obrigatório nos países que compõem o Mercosul.
.Não oficialmente, o português também é falado por uma pequena parte da população em Macau (território chinês que foi até 1999 administrado pelos portugueses); no Estado de Goa, na Índia (que foi possessão portuguesa até 1961) e no Timor Leste, na Oceania (até 1975 administrado pelos portugueses, quando foi tomado pela Indonésia, e atualmente é administrado pela ONU).

Eu amo a Família

(Eu e minha Família)

Por que deixamos de orar por nossa Família ?

1. A Falta de perdão
Mt 6:14, I Pe 3:7

2. Por magóa e decepção
Ef 4:21,32

3. Por medo e insegurança
2Cr 20:15





A Batalha Pela Família

(Eu e a Bispa: Meire Caldera)

Querendo ou não estamos numa guerra.
Nosso inimigo: Satanás

Somos vencedores por meio de Jesus Cristo.

Não o temais; lembrai-vos do Senhor, grande e temível, e pelejai pelos nossos irmãos, vossos filhos, vossas filhas, vossa mulher e vossa casa.
Ne 4:14


Sintomas e ataques nas famílias:

1. Ataques e críticas a família projetada por Deus.

2. Destruição das figuras de autoridade.

3. Ataques contra o casamento.

4. Ataques á moral.


Há uma batalha violenta pelos filhos, e ela é travada:



Nas escolas: currículos baseados em teorias do:
Humanismo
Materialismo
Hedonismo.

Brinquedos e vídeo-games,
Desenhos animados, prog. de t.v e filmes,
Literatura,
Música secular, grupos de rap e rock,
Tendência da moda, etc.



Como detectar
os ataques do inimigo nos filhos:
Mudança estrema de humor,
Ira violenta,
Pesadelos e medos profundos,
Atitude arredia,
Filmes de terror e suspense, etc.


Como salvar sua Família:



1. Lute pela sua casa.
Ne 4:14

2. Identifique-se com os pecados de sua família, e vai para o quebrantamento.
2 Cr 7:14

3. Assumir esta causa como a mais importante da sua vida.
Ef 3:14,15

4. Busque em Deus uma estratégia para cada batalha.
2 Sm 2:1






A arte da batalha


A batalha espiritual para as Mulheres


O que fazer?

Que armas temos?

Quem é o inimigo?


Hoje, a aparti das 19:30, na Igreja shalon Brasil, estará sendo realizado uma pregação da Bispa Meire Caldera, a respeito dessa batalha que todas nós mulheres estamos enfrentando.


A pastora adianta que a "batalha para as mulheres" não se trata de uma luta corporéa e sim Espiritual.


De: 4 á 7 de junho.

Local: Igreja Shalon Brasil

4Rs

Repensar, Reduzir, Reaproveitar e Reciclar

Aquecimento Global, extinção de espécies, queda de produção agrícola, elevação do nível do mar, secas, maremotos, poluição, excesso de lixo, referem-se ao erro da nossa relação com a natureza. Uma vez que o homem acha que pode dominá-la, dentro de um modelo desenvolvimentista do capitalismo.
Esse é um caminho que a evolução técnica da nossa civilização está seguindo, diante desse fato é necessário que a sociedade reconstrua caminhos, de modo a respeitar a natureza, vivenciá-la e evoluir junto a ela.
É necessária uma mudança cultural. Hoje temos a idéia de que os recursos nunca vão acabar, temos que abandonar essa ilusão e estar ciente de que os recursos podem faltar ainda na nossa geração.
Sustentabilidade, todos sabem sobre o assunto, mas será que todos estão fazendo algo pela natureza?
Está na hora de sair do vocabulário e agir.
Temos que respeitar o meio ambiente e sobretudo economizar recursos. São práticas simples que podemos fazer no nosso dia- dia, onde resulta na economia de materiais e redução de desperdícios.

Sustentabilidade se faz no dia-a-dia, se faz nas grandes, mas principalmente nas pequenas ações.

Veja aqui algumas dicas:

- Evite o uso de automóvel, procure andar a pé, ou de bicicleta, assim você evitará a emissão de gases de efeito estufa, além de melhorar seu condicionamento físico.
- Evite deixar aparelhos telefônicos sem uso ligados à tomada.
- Diminua sempre que puder o consumo de água.
- Plante uma árvore.
- Reutilize sempre que necessário, recicle papel, latas e garrafas.
- Faça uma coleta seletiva em sua própria casa. Alimentos podem virar adubo, atraves dos métodos de compostagem - com orientação especializada e os devidos cuidados para não atrair animais nocivos à saúde. E principalmente materiais "secos" - latas, vidros, papéis, podem ser lavados e separados, disponibilizado-os para coleta de empresas de limpeza ou outras instituições de reciclagem-reutilização.
- E de maneira geral, diminua a quantidade de lixo produzido por você.

Contact

Instagram

Postagem em destaque

Como criar o hábito de guardar dinheiro?