Há 40 anos atrás

O astronauta Neil Armstrong foi o primeiro Homem a pisar na Lua.

As ciências do meio físico, que trabalham com a certeza da matemática, já estão no mundo da lua e já propõem soluções para problemas que haveremos de enfrentar nos anos seguintes. Mas as ciências do meio social, que trabalham com a incerteza da natureza humana, continuam desgraçadamente, discutindo propostas supostamente infalíveis de pensadores isolados do século passado, o que é pior.


Civilização de bode expiatório, preferimos atribuir aos avanços da tecnologia moderna e não aos fiascos das ciências socias a culpa por todos os males do mundo. Bancar o avestruz da anedota, convenhamos, é uma atitude politicamente confortável. Tão confortavél como a de Pilatos, ao lavar as mãos.
De qualquer forma, não se pode fugir a essa idéia: a da existência de um grave distanciamento entre os avanços das ciências exatas, assim chamadas as disciplinas do meio físico, e os passos incertos das ciências socias. Desse descompasso, nasce uma vasta cadeia de tensões socias e desajustes pessoais que coloca o mundo em regime crônico de sobressaltos culturais, políticos e econômicos.

Nenhum comentário

Contato Instagram

Instagram

contato no twitter