Símbolo do Espírito Santo_O Selo


“[ Cristo ], é também nele que vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da nossa salvação. Tendo nele crido, fostes celado com o espírito santo da promessa” (Efésios1:13).


Quão maravilhosa é a comparação do recebimento do Espírito Santo com o estar selado. É dessa maneira que alcançamos a segurança da nossa salvação. Consideremos por um momento o sentido simbólico da metáfora do selo.

Primeiro, selar significa fechar alguma coisa, impedindo que pessoas desautorizadas abram. Em outras palavras, se alguma coisa está selada, ninguém pode tocá-la sem permissão. Quando pilatos selou a pedra que fechava a sepultura de Jesus, a remoção dela sem a permissão de Pilatos seria punida com morte. Assim, se somos selados pelo sangue de Jesus, Deus nos livra de cair em pecado pelo poder do Espírito Santo.

Portanto, nós crentes _ selados por ele e descansando em seu poder _ deveríamos santificar nossas mentes e vidas, afim de derrotar o pecado e o diabo.


Segundo, o selo é sinal de garantia de propriedade, algo que experimentamos diariamente. Pensemos desta maneira: ninguém pode retirar meu dinheiro sem meu selo ou assinatura. Se eu marcar minhas posses com meu selo, todos saberão que aqueles valores pertencem a mim. Quem tentar retirar o selo e se apossar do que ali está, viola meus direitos de proprietário, e incorre em sérias conseqüências.
Do mesmo modo, Deus prova que seu povo é propriedade sua, selando-o com o espírito santo. Qualquer pessoa que ousar injuriar alguém ungido por Deus, viola a lei de propriedade de Deus e faz com que a ira do Senhor recaia sobre si mesma. Quando os que são selados pelo Espírito se humilham, obedecem a vontade de Deus e vivem para sua glória, o Senhor do céu e da terra será para eles amparo e proteção.

Terceiro, selar significa autoridade. Aqui na Coréia todos devem ter um certificado de residência. Se o certificado não for timbrado com um selo oficial, não tem validade: perde a autoridade.

Os crentes, sendo filhos de Deus, têm autoridade. Enquanto os discípulos estavam com Jesus, fizeram muitos sinais e maravilhas, agindo com autoridade e poder. Mas depois que Jesus foi levado ao céu sentiram-se derrotados, e miseravelmente incompetentes _ até que foram cheios com o Espírito Santo. De repente, receberam grande autoridade. O poder acompanhava suas palavras e orações, dando-lhe coragem e ousadia. Como resultado da própria autoridade vinda de Deus, sua fé floresceu.


Texto retirado do livro Espírito Santo, meu companheiro_ David Yonggi Cho

Nenhum comentário

Contato Instagram

Instagram

contato no twitter