Símbolo do Espírito Santo_Vento


"O vento sopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai. assim é todo aquele que é nascido do Espírito Santo" (João 3:8).

A palavra grega para vento e espírito é a mesma pneuma. Então, traduzindo literalmente, o Espírito Santo seria o "Vento Santo". Existe graças a ambundância nesta metáfora do Espírito Santo. Porque dizer isto?


Primeiro, o vento penetra em todo lugar na terra. O ar quer respiramos existe em todo espaço vazio por menor que ele seja. Jesus disse que o Espírito Santo ficaria conosco para sempre; não há lugar na terra onde ele esteja presente. Ele age ao redor dela de tal modo que ninguém pode monopolizá-lo ou resisti-lo. Como explica a Bíblia, não somos mais órfãos quando o conhecemos, recebemos e convidamos o Espírito Santo para estar conosco e dele nos tornamos dependentes. ( João 14:18).

Segundo, o vento é ar em movimento constante. Nós sentimos o vento mover quando o ar circula da alta pressão atmosférica para a baixa pressão atmosférica. Assim o Espírito Santo trabalha continuamente. É errônea a idéia de que o Espírito Santo só atuava na época do antigo testamento e nos primeiros tempos do novo testamento, e depois disso desapareceu como uma névoa. Assim como o vento sopra hoje, da mesma maneira como fazia séculos passados, o Espírito Santo continua exercendo sua função.

O Consolador flui nas áreas de baixa pressão atmosférica_ entre o pecado, doenças, tristezas e desespero_ e esta sempre pronto para ajudar com mensagens de alegria, pedão, cura e vida eternal. Todos que vinherem ao Senhor com coração quebrantado e obdiente sentirão a experiência da regeneração realizada pelo Espírito.

Terceiro, o controle da direção do vento não depende da nossa vontade. Jesus disse que o vento sopra onde quer (João 3:8). Como o Espírito Santo tem a vontade suprema e age de acordo com seu próprio propósito, devemos seguir sua direção obedientemente, porque andamos pela fé.

Quarto, o vento, quando sopra refrigera o ar e enche de vitalidade. Que maravilha bem-estar a aragem fresca proporciona, num dia de verão sufocante! O vento soprando num ambiente repleto de gás intoxicante refresca e purifica a atmosfera.

Da mesma maneira age o Espírito Santo. Quando nos sentimos ansiosos e depressivos pelos problemas da vida e as tentações do pecado, ele penetra em nosso coração como o vento, dando-nos nova vida e vitalidade celeste. Ao inundar nosso espírito, deixa-nos cheios de alegria pela vida e com o ardor da fé.

Nenhum comentário

Contato Instagram

Instagram

contato no twitter