Símbolo do Espírito Santo_Fogo



"Ele [Jesus] vos batizará com o Espírito Santo e com fogo" (Mateus 3:18)


Fogo, usado como símbolo do Espírito Santo é bastante conhecido, mas a verdade é que esta metáfora representa não é muito bem reconhecida.


Primeiro, no antigo testamento sem exceção, a presença de Deus era manifestada através do fogo. Alguns eventos históricos maravilhosos mostram que o fogo acompanha a presença de Deus. Quando Moisés vigiava o rebanho de seu sogro no Monte Horebe, encontrou-se com Deus ao lado de uma sarça que ardia sem se consumir (Êxodo 3: 1-5).


Em 1 Reis 18, quando teve uma contenda com 450 profetas de Ball no Monte Carmelo, Elias os desafiou deizendo que aquele que respondesse por meio de fogo diante de todo povo, seria o verdadeiro Deus! Quando Elias recebeu a resposta, destruiu os idólatras.


Depois da ascenção de Jesus, 120 descípulos reunirão no cenáculo em Jersalém encorajando-se mutuamente, enquanto esperavam pelo cumprimento da promessa do Senhor_o Espírito Santo.

Então, na festa de Pentecoste: "De repente veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda casa onde estavam assentados. E viram línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles" (Atos 2:2-3).

Aqui vemos que o Espírito Santo, o qual Jesus enviou, também apareceu no meio do fogo. É evidente que Deus age entre as chamas do Espírito Santo.


Segundo, o fogo queima, destrói tudo que é indesejável. O método mais perfeito de purificação conhecido pela humanidade é através do fogo. Todas as espécies de lixo e coisas deterioradas são queimadas.

Quando o Espírito Santo habita em nossa vida, consome o pecado que está dentro de nós (Hebreus 12:29; Jeremias 23:29).

Vida de santidade e justiça só é possível quando realizado este trabalho consumidor dentro de nosso coração.


Terceiro, o fogo nos provê luz que alarga a esfera e as horas de nossa atividade. A civilização humana é chamada "civilização da luz". Quão dirigentemente pessoas buscam o fogo que ilumina o mundo material, enquanto são indiferentes ao fogo de Espírito Santo, que ilumina a alma que é eterna!

O Espírito Santo que vem em nosso coração enegrecido pelo pecado e a morte, e mediante o derramamento de sua luz divina e celestial nos ajuda a ganhar a vida eterna e conhecer o segredo do céu.


Quarto, o Espírito Santo é simbolizado pelo fogo porque este nos dá amor sobrenatural pela obra da evangelização. Quando o Espírito Santo se apossa de nosso coração, o amor do Senhor e o entusiamo pelo trabalho do evangelho ardem como fogo dentro do nosso espírito.


Quinto, simboliza poder. O instrumento de poder que dirige nossa civilização é obtido, primariamente, pelos meios de combustão. Os jatos supersônicos, caminhões, trens, muitas coisas que nos fornecem conforto e comodidade funcionam pelo poder de uma faísca, pelo poder do fogo.


Assim também o Espírito Santo nos provê com o poder do céu, tão urgente e necessário para nossa vida pessoal de fé e para o ministério da pregação do evangelho. Torna-se vã a tentativa de começar o trabalho evangelístico sem receber o poder divino providenciado pelo fogo do Espírito Santo.


Texto retirado do livro Espírito Santo, meu companheiro, David Yonggi Cho.



Nenhum comentário

Contato Instagram

Instagram

contato no twitter