Nobel Alternativo

O prémio sueco "Nobel alternativo", que visa recompensar iniciativas visando melhorar a qualidade de vida, foi atribuído hoje em Estocolmo a médicos israelitas bem como a um ecologista nigeriano, a outro brasileiro e a humanitários nepaleses.




O "Rigth Livelihodd Prize 2010 " recompensa o poder da mudança proveniente da base" e este ano distinguiu "quatro laureados que partilharão entre si os 200 mil euros do prémio", declarou o júri num comunicado.



Direitos Humanos e ambiente premiados





A organização israelita "Médicos para os direitos humanos - Israel" recebeu o prémio "pelo seu espírito indomável de trabalho a favor do direito à saúde para todos em Israel e na Palestina".



O nigeriano Nnimmo Bassey, de 52 anos, recebeu a recompensa por "ter revelado em toda a sua extensão os horrores ecológicos e humanos da produção de petróleo".



O júri sublinhou também "o trabalho inspirado (de Bassey) para reforçar o movimento ecologista na Nigéria e no mundo".



O bispo brasileiro Erwin Krautler, de 71 anos, é recompensado "pelo trabalho de uma vida a favor dos Direitos Humanos e dos direitos ambientais das populações indígenas, bem como pelos esforços para salvar a floresta amazónica da destruição".



Segundo o comunicado, o prémio saúda ainda o nepalês Shrikrishna Upadhyay, de 65 anos, e a organização deste, Sappros, por "ter demonstrado durante vários anos o poder da mobilização face às múltiplas causas da pobreza, incluindo sob a ameaça de violência política e de instabilidade".



Mudança está na base





"A verdadeira mudança começa na base: médicos que não esperam pelos políticos para agir para pôr fim aos sofrimentos inúteis no Médio Oriente, aldeãos que saem por si da pobreza, movimentos ecologistas que reúnem vítimas e desastres ecológicos", sublinhou o fundador do prémio e presidente do júri, Jakob von Eexkull, no comunicado.



Antigo filatelista germano-sueco, Uexkull fundou em 1980 o Right Livelihood Prize para anualmente "honrar e apoiar aqueles que oferecem respostas práticas e exemplares aos desafios mais urgentes".



A cerimónia de entrega dos prémios ocorrerá a 6 de dezembro no parlamento sueco.

Nenhum comentário

Contato Instagram

Instagram

contato no twitter