Mulher da feira



Alimentação saudável equilibra hormonios no organismo

Com o passar dos anos, o corpo das mulheres se prepara para o fim do período de fertilidade. Em geral, por volta dos 50 anos os ovários deixam de produzir dois hormônios importantes para o corpo: o estrógeno e a progesterona. Esta fase, chamada de climatério, acaba com a menopausa, a última menstruação.

Muitas pessoas acham que este momento está longe, mas inevitavelmente ele aparece. E junto com o fim da menstruação, surgem vários outros incômodos: depressão, insônia, ondas de calor, falhas de memória e diminuição do desejo sexual. Desagradável? Sem dúvida.

Mas é possível reverter esses sintomas. De acordo com o ginecologista Thomaz Rafael Gallop, de São Paulo, amadurecer é inevitável, mas ninguém precisa sofrer. “As mulheres não devem tratar a menopausa como doença, mas como uma nova fase a ser vivida”, explica.

A ANA MARIA preparou um guia para você eliminar as suas dúvidas sobre o climatério e ter uma relação tranqüila com a sua maturidade.

Quando começa a menopausa?
Em geral, se inicia entre 48 e 52 anos. Em algumas mulheres a menstruação simplesmente desaparece. Em outras, há o encurtamento ou o alongamento dos ciclos menstruais. Podem surgir também períodos sem menstruação antes do desaparecimento definitivo.

Quais são os tratamentos mais indicados? Depende dos sintomas da mulher e da qualidade de vida que ela tem. Alguns dos tratamentos indicados são a terapia de reposição hormonal (TRH), os antidepressivos ou outros medicamentos que aliviem os sintomas em cada caso.

Terei problemas caso decida não fazer a reposição hormonal?
Não. A reposição não é obrigatória. É apenas uma maneira de amenizar os sintomas do climatério. Mas há mulheres que entram na menopausa sem sentir nada — especialmente aquelas que se exercitam ou que tiveram uma alimentação saudável durante a vida. Nesses casos, o próprio organismo equilibra os hormônios do corpo.

A reposição vai me fazer engordar? Depende. Na maioria dos estudos já feitos, não se comprovou que a terapia de reposição hormonal (TRH) está ligada ao aumento do peso, a não ser em mulheres com tendência a engordar. Porém, os hormônios ingeridos podem fazer a mulher ganhar uns quilinhos, porque aumentam a quantidade de açúcar que vai para o sangue.

Meu desejo sexual vai voltar com a TRH? Sim. E ela combate também os sintomas da menopausa que prejudicam a região genital: mucosa vaginal mais fina, menos elástica e com pouca lubrificação. Mas fique atenta: a perda de libido pode estar ligada a problemas emocionais.

Veja outras cinco perguntas e respostas sobre a menopausa na ANA MARIA

Fonte: Abril

Nenhum comentário

Contato Instagram

Instagram

contato no twitter