7 Pecados do Capital_ A Avareza


A avareza


A avereza provém da avidez, da cobiça imoderada. É um caso patológico incurável. O bolso é a parte mais sensível do avarento.


O avarento contabiliza amizades, afetos e amores. Sabe exatamente quando e quem lhe disse uma palavra amarga, uma indireta inconveniente, ou fez um gesto desagrádavel. Para ele é quaze impossível conjugar o verbo dar, perdoar, agradar.


A econômia da avareza


É provável que a econômia da avareza tenha surgido com a invenção da moeda. Antes o que havia era ambição, o desejo de possuir as coisas. Com a moeda tornou-se real a posse virtual das coisas.


Como observou Marx a nervura do dinheiro é o fetiche_possui a virtualidade de comprar tudo e todos. Abre portas e escancara conciências, quem o possui reveste-se de uma sacralidade que o torna invejado e adorado por seus semelhantes.

É o caso do Bill Gates, dono da Microsoft, e do mega especulador George soros.


Não importa , para a lógica do sistema, quais os caminhos éticos adotados para agarrarem tanta fortuna. Eles são os "vencedores". Valem não pela pessoa que são, mas pela riqueza que ostentam.


O sistema é implacável. Se perderem os bens, perdem também o fetiche que os reveste.


Pecado Capital_ teologia da avareza


Para a doutrina cristã, a avareza é uma idolátria, pois o avarento tem como meta o dinheiro, ou a posse de bens materias. Dela decorrem as injustiças, vícios, roubos e assassinatos. Se a soberba se situa na ordem do ser, a avareza concerne á ordem do ter. É o querer possuir além do necessário.

Numa sociedade desigual e injusta, a posse exagerada de bens supérfluos é, no mínimo, uma ofensa a tantos que carecem de bens imprescindíveis à vida, como o alimento.


Globalização da Avareza


"Quem gosta de dinheiro nunca se sacia de dinheiro".


A globalização funciona como verdadeira globocolonização e agrava as desigualdades socias no mundo.

Exemplo de como é a avareza_aliás muito bem representada pelo Tio Patinhas, criação do Walt Disney.


Corações e Mentes


O sistema avarento procura dominar nossos corações e mentes.

Em 1980, apenas 30% das receitas dos filmes americanos, vinham de fora dos EUA. Daí a tendência de se acreditar que é bom para o Brasil_ e para o resto do mundo_ o que é bom para os EUA.

Contudo, a avareza é péssima para aqueles que sonham com um mundo de equidade e justiça.


Maiores informações leia: 7 pecados do Capital, Editora; Record.

Nenhum comentário

Contato Instagram

Instagram

contato no twitter