Comunicação


Comunicar-se claramente - sempre é o melhor caminho

Por: Cristine Schneider da Rocha

Comunicar-se claramente, sempre é o melhor caminho, é o título desta pequena reflexão ... Alguns podem pensar: não é simples assim! Mas posso afirmar que é possível ! Basta utilizar da sua percepção e da empatia , com uma pitada de sabedoria e coragem !

Diz Sócrates: "Fala para que eu te veja". Como conhecer-te, como perceber-te se não expressas teus pensamentos ?

A comunicação, entre os seres humanos, embora seja uma ação aparentemente óbvia e de fácil encaminhamento, ainda suscita tanta discussão e pausa para análise! Tantas vezes, ainda, nos damos conta que em alguns processos operacionais, dentro das organizações, ocorrem falhas justamente por falta de comunicação ou clareza no ato de comunicar-se.

Saber se comunicar é fator fundamental numa sociedade que está submersa na informação, e é considerada habilidade necessária para conduzir as relações interpessoais. Entramos na "Era das Relações", o que nos impulsiona para o uso adequado das palavras, gestos, enfim, toda a comunicação feita pelo nosso corpo! Sim, o corpo fala! E como fala! Um olhar, uma expressão facial muitas vezes expressam muito mais que palavras ditas ao vento!

É interessante observar as pessoas que detém a desenvoltura ou clareza de comunicação. Estas pessoas encantam, persuadem, emocionam, vendem, brilham nos mais diversos cenários sociais ou profissionais! Sim, elas mantém RELACIONAMENTOS através da sua facilidade de comunicação. (muitas delas, se jogaram no desafio de desenvolver sua comunicação. Para tanto, foi necessário permitir-se errar e acertar.)

Do mesmo modo, ficamos surpresos com pessoas com grande bagagem profissional ou conhecimento que não conseguem se expressar, comprometendo resultados de um determinado trabalho.

Bem, estamos inseridos no mercado de trabalho que exige, atualmente, não só o conhecimento técnico, mas a habilidade de se expor (comunicar), de inserção grupal, versatilidade, criatividade, capacidade de resolução de conflitos. Enfim, ATITUDE !

Saber comunicar uma idéia ou pensamento e preocupar-se se o ouvinte entendeu claramente esta idéia ou pensamento (pedindo o feedback), numa postura humilde, talvez seja o primeiro passo para assegurar o sucesso de um simples processo e o melhor resultado para o mesmo. Assim, evitamos as perdas de tempo, dinheiro e retrabalhos!

Lembremos sempre que não ocorre comunicação se não há abertura de canais e sintonia entre as partes, já que comunicação é também relação!

Por: Cristine Schneider da Rocha - Relações Públicas
Fale com Cristine: banca7@uol.com.br

Fonte: Luz sa Serra



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