Psicoterapia – O que é, quais são os tipos e onde encontrar um psicólogo
3 de julho de 2017
Psicoterapia – também chamada terapia de conversa ou simplesmente terapia – é um processo focado em ajudar um indivíduo, casais ou grupo de pessoas a resolver questões emocionais. Em alguns países também é conhecida com aconselhamento. Através da psicoterapia é possível aprender maneiras mais construtivas de lidar com o estresse a que estamos submetidos diariamente e com as particularidades da vida pessoal, profissional ou familiar. Também pode ser um processo de apoio ao passar por um período difícil como o luto, transições de carreira ou um divórcio.
Você já se sentiu muito sobrecarregado para lidar com seus problemas diários? Se a resposta for sim, você não está sozinho.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), um em cada três brasileiros experimentam sinais de depressão, ansiedade ou outro transtorno mental em qualquer ano. Outros precisam de ajuda para lidar com uma doença grave, perder peso ou parar de fumar. Alguns lutam para lidar com problemas de relacionamento, perda de emprego, morte de um ente querido, estresse, abuso de substâncias ou outras questões. E estes problemas podem tornar-se debilitantes.
O que é psicoterapia?
A palavra psicoterapia tem origem grega. Psyche significa mente e therapeuein curar. Trata-se de uma terapia cuja finalidade é tratar questões relacionadas à mente e problemas psicológicos como depressão, ansiedade, dificuldades no relacionamento, problemas com filhos, no trabalho, entre outros.
Um psicólogo pode ajudá-lo a trabalhar com esses problemas. E não somente isso, um profissional de psicologia também pode ajudar no autoconhecimento ou nas reflexões sobre carreira, por exemplo. Através da psicoterapia, os psicólogos ajudam as pessoas de todas as idades a ter uma vida mais feliz, saudável e mais produtiva.
Procurando Psicólogos em Porto Alegre?
Abordagens terapêuticas
Na psicoterapia, os psicólogos aplicam procedimentos cientificamente validados para ajudar as pessoas a desenvolver hábitos mais saudáveis e efetivos. Existem várias abordagens para a psicoterapia, sendo algumas delas listadas abaixo:
- Análise do Comportamento ou Behviorista
- Fenomenologia
- Gestalt-terapia
- Humanista
- Junguiana ou psicologia analítica
- Psicanálise
- Transpessoal
Estima-se que exista mais de duzentos tipos de abordagem. Somente a psicanálise possui sete escolas diferentes, sendo Freud, Lacan e Winnicott nomes mais conhecidos. Todas as linhas são capazes de ajudar um indivíduo a trabalhar com seus problemas. Importante ressaltar que a abordagem terapêutica é importante como orientação teórica e base de estudos para o profissional.
Nenhum comentário
Postar um comentário